sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Migração de VMs Linux para Azure com o Migration Accelerator

A Microsoft anunciou em meados desse mês a possibilidade de migrar máquinas virtuais Linux para o Azure usando o Migration Accelerator (MA). Tenho realizado alguns testes de migração de VMs Linux que estão na AWS para o Azure e incialmente parece estar tudo dando certo.

clip_image001

As distribuições Linux que são suportadas são:

CentOS 6.4, 6.5 e Oracle Linux 6.4, 6.5

Existem alguns detalhes de configuração como:

Disco do sistema único OS (LVM propagação em vários discos não são suportados devido à limitação do Azure)

Disco Root / uso do dispositivo em arquivos de configuração: UUID, BY-LABEL, BY-ID (SCSI ID), Multipath, LVM, partição

Tipos de sistema de arquivos ext3, ext4:

Volume Manager para o dispositivo root: Linux LVM2

Muito em breve estarei fazendo um artigo passo a passo de como colocar isso em prática.

Acesse:

http://azure.microsoft.com/blog/2014/09/04/introducing-microsoft-migration-accelerator/

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Erro boot VM Debian 6 no Hyper-V

Hoje tive um problema de uma máquina virtual que estava com problemas de inicialização, e depois de rebootar várias vezes resolvi o problema da seguinte forma:

1) Dê um boot na VM com o CD/DVD do Debian 6

2) Escolha a opção “Advanced options”

clip_image002

3) Selecione “Rescue mode”

clip_image004

4) Escolha Execute a shell

clip_image006

5) Em seguida digite:

clip_image007

6) Digite:

clip_image008

Observe que estamos executando o comando para a partição que tem problemas de inicialização. Caso tenha problemas em outras partições basta executar o mesmo comando porém alterando a partição.

Após executar o comando basta rebotar a VM Linux.

Boa sorte!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Integração open source de Microsoft Office 365 com Moodle transforma a educação

 

Microsoft Open Technologies uma subsidiária da Microsoft Corp., em conjunto com o principal parceiro Moodle Remote-Learner.net Inc ., anunciou a integração entre Moodle e Microsoft Office 365, trazendo uma experiência mais produtiva para professores e alunos, harmonizando as credenciais de login, gerenciamento de calendário e de criação de conteúdo do curso, além de outras melhorias de fluxo de trabalho para as instituições de ensino e outros usuários do Moodle.

"Estamos trabalhando para entregar uma solução técnica para um dos sistemas de gestão de aprendizagem de código aberto mais populares que visa fornecer fluxos de trabalho sem grandes problemas para Moodle e usuários do Office 365", disse Jean Paoli, presidente da MS Open Tech .

O Office 365 oferece plugins para Moodle incluem integração com OneDrive for Business, OneNote e Office 365 calendário do Outlook. A integração permite que os alunos e professores, bem como usuários corporativos, para assinar a Moodle com o mesmo ID, tornando as instituições de ensino sign-on fácil e mais rápido para solteiro e outros usuários do Moodle com o Office 365 contas.

Além disso, os eventos criados no Moodle serão armazenados em professores e discentes escritório pessoal 365 calendários, o que lhes permite controlar facilmente eventos do curso e datas de vencimento. Anteriormente, os instrutores precisava atualizar seus calendários do Outlook manualmente, ou enviar convites para os eventos separadamente para os estudantes.

A integração com o OneNote permite aos instrutores para criar atribuições no OneNote, os alunos para completar a tarefa no aplicativo de anotações digital e apresentar os seus trabalhos via Moodle, e instrutores para fornecer feedback no mesmo documento OneNote.

Integração adicional entre Moodle e Office 365 permite que os instrutores para incorporar facilmente aulas on-line interativos criados no PowerPoint com o Office Mix através de um padrão de formato aberto. Essas lições podem conter áudio, vídeo, tinta digital, simulações ou avaliações interativas. Os documentos armazenados em OneDrive for Business pode ser associada automaticamente com cursos Moodle. Atualizações para esses documentos aparecerão automaticamente em ligações no Moodle, agilizando o controle de versão e simplificando a integração de conteúdos armazenados na nuvem.

No dia 21 de janeiro será lançada oficialmente a versão 1.0 deste projeto, que começou em setembro passado, no GitHub sob a GPLv3. Os plugins também estarão disponível para download no diretório plugins Moodle.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Atenção do fim do suporte

A Microsoft fornece suporte ao service pack atual e, em alguns casos, ao service pack imediatamente anterior para os produtos listados abaixo. Veja as Perguntas Freqüentes sobre o Ciclo de Vida do Suporte da Microsoft para obter mais detalhes sobre a Política de Suporte de Service Pack. Para a sua conveniência, a Microsoft está fornecendo uma lista dos service packs suportados atualmente: Lista de Service Packs Suportados. Se você tiver perguntas sobre o suporte de um produto, entre em contato com o representante da Microsoft. Se você precisar de suporte técnico, visite o site Entre em Contato com a Microsoft.

As informações desta página estão sujeitas à Exclusão de responsabilidade sobre políticas e notificação de alterações da Microsoft. Retorne regularmente a este site para rever as alterações realizadas.

clip_image002

http://support2.microsoft.com/lifecycle/search/default.aspx?sort=PN&alpha=Windows+Server+2008&Filter=FilterNO

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...