sexta-feira, 8 de maio de 2015

Novo LIS 4.0 (Linux Integration Services)

image_579C9F56A Microsoft anunciou semana passada o lançamento do Linux Integration Services (LIS) versão 4.0. Como parte deste lançamento, foi ampliado o acesso a recursos do Hyper-V e desempenho para o mais recente do Red Hat Enterprise Linux, CentOS, e versões do Oracle Linux.

Enquanto a Microsoft continua a desenvolver e apresentar Linux Integration Services para o kernel do Linux e trabalhar com empresas fornecedores de distribuição Linux para incorporar esse código em novos lançamentos , este software diretamente de Microsoft faz essas melhorias disponível para instalações há muito estabelecidas Linux.

Esta versão continua a tradição de grande suporte para software de código aberto da plena utilização das plataformas de virtualização da Microsoft.

Como código LIS é liberado sob a Licença Pública GNU versão 2 (GPLv2) e estão disponíveis livremente no projeto LIS github . Código LIS também é submetido regularmente para o kernel Linux a montante e documentado na lista de discussão do kernel do Linux (lkml) .

A virtualização de servidores Sistemas operacionais suportados:

Linux Integration Services (LIS) 4.0 permite que os hóspedes Linux para usar a virtualização Hyper-V nos seguintes sistemas operacionais host:

· Windows Server 2008 R2 (edições aplicáveis)

· Microsoft Hyper-V Server 2008 R2

· Windows 8 Pro e Pro 8.1

· Windows Server 2012 e 2012 R2

· Microsoft Hyper-V Server 2012 e 2012 R2

· Windows Server Technical Preview

· Microsoft Hyper-V Server Technical Preview

· Microsoft Azure.

​​

Distribuições Linux:

· LIS 4.0 suportado para as seguintes distribuições:

· Red Hat Enterprise Linux 5.5-5.11 32-bit, 32-bit PAE, e de 64 bits

· Red Hat Enterprise Linux 6.0-6.6 32-bit e 64-bit

· Red Hat Enterprise Linux 7.0-7.1 64-bit

· CentOS 5-5,11 32-bit, 32-bit PAE, e de 64 bits

· CentOS 6.0-6.6 32-bit e 64-bit

· CentOS 7.0-7.1 64-bit

· Oracle Linux 6.4-6.6 com a Red Hat Compatible Kernel de 32 bits e de 64 bits

· Oracle Linux 7.0-7.1 com a Red Hat Kernel de 64 bits compatível

Download

http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=46842

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Lentidão ao logar via RDP em VM ( Adaptador Broadcom) no Hyper-V Windows Server 2012 R2

 

Na última semana estive executando um projeto em um cliente que possui dois servidores com Windows Server 2012 R2 com Hyper-V.

Veja o servidor (Host1)

clip_image002[5]

O Problema começou quando fui logar via RDP um usuário em uma das máquinas virtuais que foi instalado o Windows Server 2012 R2 com a função Remote Desktop Services (RDS) habilitado e fiquei impressionado com a demora ao logar. Inicialmente achei que fosse algum problema com meu DNS, mas como já havia validado isso antes segui em busca da solução.

Eis que depois de muitos testes verifiquei que desabilitando o recurso Filas da Máquina Virtual (Virtual Machine Queues) no adaptador de rede Broadcom do meu host a opção o usuário que demorava a logar passou a entrar de forma muito ágil.

Como fazer:

1) Acesse o servidor host > Sistema > Gerenciador de Dispositivos

tela2

2) Clique com o botão direito do mouse sobre o adaptador de rede > selecione a opção Propriedades

tela3

Localize a Propriedade Filas da Máquina Virtual (Virtual Machine Queues) > selecione a opção Desabilitado.

Faça isso para todos os adaptadores de rede que suas máquinas virtuais utilizem (sempre no adaptador de rede Broadcom do host)

clip_image007

O Virtual Machine Queues é projetado para melhorar o desempenho da rede em máquinas virtuais, acelerando a transferência de dados de rede do adaptador físico para a máquina virtual apropriada, mas parece que em determinados adaptadores de rede Broadcom o resultado foi uma grande diminuição do desempenho de rede em todas as VMs que utilizam um switch virtual vinculado a um adaptador. Até o momento não encontrei uma atualização para a placa de rede.

Mas o que faz o Virtual Machine Queue? O Virtual Machine Queue permite que a placa de rede acesse pacotes diretamente da memória da máquina virtual, mas parece que para as minhas placas Broadcom ainda estou tendo problemas e assim desabilitei.

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...