sexta-feira, 18 de setembro de 2009

EDITANDO ARQUIVOS PDF

Recentemente recebi um e-mail de um professor pedindo ajuda para editar um arquivo PDF, ou melhor, ele tinha um material no formato PDF e precisava modificar alguns parágrafos e também remover cabeçalhos e rodapés.

Vamos lembrar resumidamente o que é PDF, um assunto que já abordamos em nossa coluna. O formato PDF (Portable Document Format) foi criado pela Adobe e é uma especificação disponível publicamente usada por entidades de padronização do mundo inteiro para a distribuição e a troca mais seguras e confiáveis de documentos eletrônicos, onde uma das suas vantagens é preservar a originalidade do documento (não deixar modificar o arquivo).

Para editar um arquivo PDF você deverá efetuar o download do programa Solid Converter através do link http://superdownloads.uol.com.br/download/91/solid-converter-pdf/. Após realizar o download você deverá instalar o programa o que é um procedimento muito simples.

Lembramos que o Solid Converter é um programa pago, mas você poderá utiliza-lo pelo período de 15 dias, tempo suficiente para editar o seu arquivo PDF.

Vamos ao procedimento:

1) Abra o programa Solid Converter > clique no Menu Flie > selecione a opção Open PDF ( para abrir o arquivo PDF)

2) Com o arquivo aberto > clique no botão Convert to Word (Converte para Word) > na próxima tela clique em OK. Ao concluir o processo você já terá o arquivo no formato do Word pronto para ser modificado.


Nenhum comentário:

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...