segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Criando um USB bootável para o Ubuntu Server 10.04

Para quem não quer gravar um CD ou DVD com o sistema operacional, pode estar utilizando uma mídia USB.

Para criar um midía bootável como se fosse o DVD de instalação do SO, no Windows 7 você já sabe que pode usar o Windows 7 USB/DVD Download Tool , mas e para Linux?

Ontem foi lançada a versão final do Ubuntu 10.10, e hoje vamos mostrar como criar uma mídia USB bootável com o Ubuntu Server 10.04. Para o Ubuntu Desktop 10.10 o procedimento é o mesmo. Este aplicativo que vamos mostrar pode ser instalado no Windows 7 e no Windows Server 2008 R2.

1) Faça o Download Universal-USB-Installer-1.8.0.3 em http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

2) Inicie a instalação

clip_image002[4]

clip_image004[4]

3) Selecione qual a distribuição a ser utilizada > selecione onde está a imagem .ISO > e para finalizar selecione qual a unidade da sua mídia USB

clip_image006[4]

4) Copiando arquivos para unidade USB.

clip_image008[4]

5) Conecte a sua mídia USB > e configure o First Boot para USB. Boa instalação!

3 comentários:

Anônimo disse...

Qual é vantagem (ou utilidade ou qlqr coisa do tipo) de se ter um sistema operacional "server" rodando em um pen-drive!? tipo... taxa de tansferencias, mobilidade(se eu levo pra casa no final do espediente deixo no carro, se paro no mercado, um quebra o vidro e me roba o meu SO que custo uma fortuna, etc), entre outros.. !?
desculpe a acentuação! xD
ou o artigo é só pra mostrar que é possivel tal feito?!

Anônimo disse...

uma fortuna no caso de ser um Windows server por exemplo! mas mesmo assim no caso de ser linux ainda tem o custo da implementação,manutanção e configuração.

:: André Ruschel :: disse...

Pessoal, isso é um USB como se fosse o DVD de instalação. Não irá rodar o SO dentro do USB.