quinta-feira, 10 de maio de 2012

FreeBSD é passageiro de primeira classe no Hyper-V

 

clip_image001clip_image002

Todos sabem , ou melhor, poucos ainda sabem o que a Microsoft tem investido e apoiado em ações no Mundo Open Source.

Suas contribuições não são poucas, como linhas no Kernel do Linux, inclusive tem ficado entre as empresas que mais tem contribuído neste projeto.

A Microsoft tem uma preocupação em oferecer um bom suporte a clientes (Sistema Operacional) Open Source no seu host do Hyper-V, como os já suportados Red Hat, Suse e CentOS. Um ponto importante é que suportar é diferente de funcionar, pois Debian, Ubuntu, Mint, e muitas outras distros já funcionam da mesma forma que uma VM Windows 7, Windows Server 2008 R2 virtualizadas no Hyper-V.

Agora temos outra informação sobre o FreeBSD, pois os drivers FreeBSD permitirá que o ele possa rodar como um passageiro de primeira classe sobre o Windows Server Hyper-V, uma vez que os drivers serão totalmente liberados em breve, incluindo ainda o código fonte sob a licença BSD, para trabalhar inicialmente com o FreeBSD 8.2 e 8.3 no Windows Server 2008 R2.

Outro ponto importante é que a Microsoft em parceria com a Global Insight desenvolveu o driver VMBus, núcleo das interfaces entre o sistema operacional convidado e o host.

Não esqueça, a Microsoft está tratando convidados do Mundo Open Source como passageiros de primeira classe!

Nenhum comentário: