sábado, 30 de junho de 2012

Microsoft e o Mundo Open Source

Já fazem alguns anos que minha mensagem em palestras tem sido mostrar aos profissionais de TI quais são as ações da Microsoft no Mundo da Interoperabilidade.

Lá em meados de 2007, quando descobri que interopar era uma questão de necessidade que cada vez mais iria obrigar os profissionais da área da TI a utilizar tanto plataformas fechadas, como a Microsoft e outros, mas também a conhecer o mundo aberto, o Open Source.

Lembro de ser tachado de "louco", pois alguns acreditavam que só poderia existir um mundo, o Mundo da Microsoft ou o Mundo Open Source, Linux e outros.

Pois bem, lá se vão 5 anos e a Microsoft começa a mostrar sua cara, começa a mostrar o quanto tem investido em tecnologia Open Source, e mesmo depois de ter tachado o Linux com uma doença grave, simplesmente por ter uma visão de mercado, ou melhor, por ver a necessidade do mercado resolveu começar a oferecer vários tipos de suporte a plataforma Open Source.

Eu poderia enumerar várias ações, mas algumas ações ao longo do meu pequeno tempo de estudo me chamaram muito a atenção como:

· Este ano ao visitar o Campus da Microsoft em Redmond, descobri que lá a Microsoft tem um dos maiores laboratórios de Interoperabilidade do Mundo, e lá neste imenso laboratório, eles ainda utilizam tudo que você possa imaginar de tecnologia open source.

clip_image002clip_image004

        Stephen Yarkos – Microsoft                           Tux Linux no Lab da Microsoft em Redmond

· O suporte para várias distribuições Linux virtualizadas no Hyper-V

http://technet.microsoft.com/library/cc794868%28WS.10%29.aspx

· A contribuições crescente no Kernel do Linux

http://go.linuxfoundation.org/who-writes-linux-2012

· Mais recentemente todos os anúncios referentes ao enorme suporte do Windows Azure ao Mundo Open Source.

http://www.meetwindowsazure.com/DigitalChalkTalks

clip_image006

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Nenhum comentário: