quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Instalando o Linux Integration Services no Hyper-V do Windows Server 2012

A Microsoft tem investido fortemente nas suas contribuições no Kernel do Linux, sendo que um dos objetivos é tornar o Hyper-V cada vez mais interoperável, ou seja, que possamos virtualizar qualquer distribuição Linux, Unix e outros de forma fácil e funcional. Já é de longa data essa contribuição.

image

 E com este foco é que a Microsoft está preocupada em oferece um melhor suporte ao S.O Linux virtualizado no Hyper-V e o objetivo é dar a este usuário a mesma experiência de uma máquina virtual Windows. O muitos administradores esquecem é que para virtualizar Linux no Hyper-V é necessário instalar o LIS - Linux Integration Services, agora na versão 3.4.  

Mas quais são as vantagens em instalar o LIS?


 image 

Suporte de driver: Linux Integration Services suporta o controlador de rede e os controladores IDE e SCSI de armazenamento que foram desenvolvidos especificamente para o Hyper-V. 
Fastpath Suporte de Inicialização para o Hyper-V: dispositivos de inicialização agora aproveitar o Cliente Serviço de bloco Virtualization (VSC) para fornecer um melhor desempenho. Timesync: O relógio dentro da máquina virtual ficará sincronizado com o relógio no servidor de virtualização com a ajuda do dispositivo pluggable tempo fonte. 
Shutdown integrado: As máquinas virtuais rodando Linux pode ser desligado a partir de qualquer Gestor de Hyper-V ou o System Center Virtual Machine Manager, usando o "Shut Down" de comando.
Symmetric Multi-Processing Suporte (SMP): distribuições Linux suportados pode usar até 4 processadores virtuais (VP) por máquina virtual. Suporte SMP não está disponível para Linux de 32 bits sistemas operacionais convidados rodando no Windows Server 2008 Hyper-V ou Hyper-V Microsoft Server 2008. 
Heartbeat: Permite que o servidor de virtualização para detectar se a máquina virtual está em execução e responsivo.
KVP Exchange (Pair Valor Key): Informações sobre o funcionamento da máquina virtual Linux pode ser obtido usando a chave de Valor funcionalidade de troca de par no servidor de virtualização do Windows Server 2012. Suporte ao Mouse Integrado: O cursor não está mais vinculado a janela do VMConnect quando usado com a interface gráfica do usuário Linux. Em resumo, não precisaremos mais instalar softwares ou pacotes adicionais para isso.

Quais os Sistemas Operacionais convidados são suportados?

 Red Hat Enterprise Linux 5.7, 5.8, 6.0 até 6.3 x86 e x64 CentOS 5.7, 5.8, 6.0 até 6.3 e x64 É válido lembrar, que algumas distribuições Linux como Ubuntu 12.04 ou outras que já tenham o Kernel acima das versões 2.6.32-21 geralmente não precisa instalar o LIS pois os drivers já estão no Kernel. Por outro lado é importante destacar que suportar é diferente de fuincionar! O que significa que a Microsoft suporta atualmente Suse, Red Hat e CentOS, mas outras distribuições NÃO SUPORTADAS também FUNCIONAM! image

Onde fazer o download do LIS?

Basta que você acesse o link http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=34603

Como instalar?

Neste passo a passo vamos utilizar o Red Hat. Mãos a obra: 1) Acesse a VM Linux > Mídia > Unidade de DVD > Inserir Disco image 2) Selecione o arquivo ISO do LIS que você efetuou o download > clique em Abrir image 3) Automaticamente será montado o CDROM

 image 4) Executando comandos
 image 5)

Basta rebootar a VM Linux e pronto!

 image


 Para mais informações sobre o Windows Server 2012, acesse: http://clk.atdmt.com/MBL/go/425210955/direct/01/ Até a próxima!

 image

8 comentários:

Dilson Junior disse...

Amigo.. Vi que você falou que outras distribuições também poderia funcionar.

Preciso instalar o LIS 3.4 em uma VM com Debian 6.0.7, é possível?

Podes me dar uma ajuda?

Dilson Junior disse...

Preciso instalar o LIS 3.4 em uma VM com Debian 6.0.7 (ultima versão STABLE).

Utilizo o Hyper-V do Windows Server 2012.

É possível fazer com que o Debian tenha tal compatibilidade?

Obrigado.

Tiago Fortunati disse...

Ola Dilson, consegui instalar a integracao atraves do seguinte manual.
http://blog.gaudencio.net.br/2013/02/linux-atualizando-kernel-do-debian.html

abraco

Tiago Fortunati disse...

Ola Dilson, consegui fazer o integrador funcionar no debian 6, seguindo o seguinte tutorial, bem simples e rápido e funcional:
http://blog.gaudencio.net.br/2013/02/linux-atualizando-kernel-do-debian.html

:: André Ruschel :: disse...

Dilson, no Debian não precisa instalar o LIS, já tem suporte a drivers. Obrigado.

thom albert disse...

André, o debian 6.0 não sobe não, so o 7.1 ou 7.0, abraço

thom albert disse...

André, o debian 6.0 não sobe não, so o 7.1 ou 7.0, abraço

Bruno disse...

Quando dou o comando de instalar ./install.sh me apresenta a informação permissão negada , sendo que estou como root da maquina # , saberia seria alguma permissão com os arquivos dentro da .iso