quinta-feira, 7 de maio de 2015

Lentidão ao logar via RDP em VM ( Adaptador Broadcom) no Hyper-V Windows Server 2012 R2

 

Na última semana estive executando um projeto em um cliente que possui dois servidores com Windows Server 2012 R2 com Hyper-V.

Veja o servidor (Host1)

clip_image002[5]

O Problema começou quando fui logar via RDP um usuário em uma das máquinas virtuais que foi instalado o Windows Server 2012 R2 com a função Remote Desktop Services (RDS) habilitado e fiquei impressionado com a demora ao logar. Inicialmente achei que fosse algum problema com meu DNS, mas como já havia validado isso antes segui em busca da solução.

Eis que depois de muitos testes verifiquei que desabilitando o recurso Filas da Máquina Virtual (Virtual Machine Queues) no adaptador de rede Broadcom do meu host a opção o usuário que demorava a logar passou a entrar de forma muito ágil.

Como fazer:

1) Acesse o servidor host > Sistema > Gerenciador de Dispositivos

tela2

2) Clique com o botão direito do mouse sobre o adaptador de rede > selecione a opção Propriedades

tela3

Localize a Propriedade Filas da Máquina Virtual (Virtual Machine Queues) > selecione a opção Desabilitado.

Faça isso para todos os adaptadores de rede que suas máquinas virtuais utilizem (sempre no adaptador de rede Broadcom do host)

clip_image007

O Virtual Machine Queues é projetado para melhorar o desempenho da rede em máquinas virtuais, acelerando a transferência de dados de rede do adaptador físico para a máquina virtual apropriada, mas parece que em determinados adaptadores de rede Broadcom o resultado foi uma grande diminuição do desempenho de rede em todas as VMs que utilizam um switch virtual vinculado a um adaptador. Até o momento não encontrei uma atualização para a placa de rede.

Mas o que faz o Virtual Machine Queue? O Virtual Machine Queue permite que a placa de rede acesse pacotes diretamente da memória da máquina virtual, mas parece que para as minhas placas Broadcom ainda estou tendo problemas e assim desabilitei.

Um comentário:

Robson disse...

Muito obrigado... :D