sexta-feira, 12 de maio de 2017

Microsoft vai oferecer Ubuntu, Suse e Fedora Linux na Windows Store

A Microsoft vem expressando seu amor por Linux e Open Source há quase três anos, e esse amor está se abraçando com o passar do tempo.

Falamos recentemente aqui sobre o WSL (Windows Subsystem Linux) no Windows 10 e o próximo passo da Microsoft será colocar o WSL no Windows Server 2016.

image

Apenas no ano passado, a Microsoft fez manchetes ao criar suporte para o Bash shell e os binários Ubuntu Linux no Windows 10, permitindo que os usuários executassem instâncias limitadas do Linux diretamente sobre o S.O sem instalar qualquer máquina virtual.

Agora, a Microsoft anunciou na sua conferência de desenvolvedores  o Build em Seattle que três sabores diferentes do sistema operacional Linux livre estão chegando à loja de aplicativos da empresa, para que seus usuários possam executar aplicativos Windows e Linux lado a lado.

As três versões de distribuições Linux: Ubuntu, Fedora e SUSE.

Agora, em breve você poderá instalar esses sistemas operacionais Linux em seu dispositivo Windows, assim como qualquer outro aplicativo. Enquanto o Ubuntu já está disponível na loja do Windows para quem quiser fazer o download, o Fedora e o SUSE estão em breve.

clip_image002

Este movimento mais recente da Microsoft segue seu compromisso com a comunidade de código aberto. Em 2013, a empresa lançou o Visual Studio 2013. Um ano mais tarde, open-sourced. NET, e em 2015, aberto sourced o Visual Studio Code Editor.

Apenas no ano passado, a empresa trouxe o Ubuntu no Windows 10, trabalhou com o FreeBSD para desenvolver uma imagem da Máquina Virtual para sua nuvem Azure , escolheu o Ubuntu como SO para os serviços Big Data da nuvem e até se juntou à Linux Foundation como um membro Platinum - o mais alto nível de adesão, que custa US $ 500.000 por ano.

Adicionar o Ubuntu, o Suse e o Fedora à Loja do Windows também é uma maneira de tornar mais fácil para os desenvolvedores que gostam de usar o software Linux permitir que eles instalem a versão Linux de sua escolha em sua máquina Windows 10.

Resta esperar os próximos passos da Microsoft cada vez mais Love Linux!

Nenhum comentário:

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...