quarta-feira, 26 de setembro de 2018

WLinux é a distribuição para o Windows Subsystem for Linux

A Microsoft melhorou gradualmente a WSL e a versão mais recente (na atualização de abril de 2018 para o Windows 10, build 1803) tem novos recursos. Eles incluem nomes de arquivos com distinção entre maiúsculas e minúsculas por diretório suportados no lado do Windows, bem como no Linux; Sockets Unix, tarefas em segundo plano e um utilitário para converter nomes de caminho entre o Windows e o WSL.

O que é legal são as distros que estão surgindo para Windows Subsystem para Linux, e isso começou a atrair a atenção de distribuições personalizadas como é o caso da WLinux - Distro baseada em Debian que está disponível na Microsoft Store.

clip_image002

http://bit.ly/2zwUoGI

Criada pela startup de código aberto Whitewater Foundry, a distribuição otimizada para WSL é destinada a desenvolvedores e usuários profissionais com um monte de ferramentas de desenvolvimento populares, como git e neovim pré-instaladas e, mais importante, o trabalho necessário para tornar o Linux gráfico aplicativos trabalho já feito.

Claro, você ainda precisará deum cliente X como Xming para realmente ver a magia gráfica.

A distribuição foi despojada de pacotes desnecessários para melhorar a estabilidade e a segurança. Afinal, quem precisa do sistema? Certamente não é usuário da atual encarnação da WSL. Os autores também se preocuparam em personalizar a distribuição para refletir o ambiente da WSL, resultando em algo que é leve - embora a um custo.

clip_image004

Depois de gastar tempo estimulando a distribuição do WSL do Ubuntu, a fim de atrair aplicativos gráficos do Linux para a área de trabalho, fizemos questão de verificar essa experiência otimizada e descobrimos que ela é uma melhoria, ainda que um pouco desajeitada em alguns lugares.

Agora vamos começar a testar essa distro para WSL.

Nenhum comentário: