sexta-feira, 30 de outubro de 2009

CIDADE DIGITAL - INTERNET SEM FIO PARA TODOS

A capital gaúcha Porto Alegre começa a se preparar para a Copa do Mundo de 2010 e uma das primeiras notícias é que terá a internet sem fio gratuita ampliada, pois além de algumas praças e o aeroporto que já possuem este serviço, agora será estendido também para 24 bairros da região central da capital.

Hoje já podemos comparar a internet com a energia elétrica, por que não? Falo isso no sentido de que ela é vital a muitos segmentos como bancos, escritórios contábeis, grandes empresas e outros.

Em uma recente pesquisa foi constatado que toda pessoa que compra um computador novo quer basicamente usar a internet, pois de que adianta o computador sem a web, orkut, MSN, Youtube e agora o Twitter. Nenhum jovem utiliza o computador sem a internet, pois “não tem graça” como muitos afirmam.

Para tanto, podemos ver a importância da web, que um dos partidos políticos mais conhecidos do pais contratou nada menos que o marqueteiro que planejou a campanha de Barak Obama, que foi praticamente realizada usando a Internet, publicando vídeos no Youtube, usando o site para arrecadar recursos, lista de emails, blog e outros recursos que a internet oferece.

Mas o que mais interessante é com relação a Prefeitura de Campo Bom, que anunciou cobertura sem fio para toda a área da cidade, que tem 61 mil quilômetros quadrados, com um investimento de R$ 1,05 milhão. Isso mesmo, toda população tem acesso gratuito a internet sem fio em qualquer parte da cidade. Veja o anúncio do site da prefeitura de Campo Bom:

“IMPORTANTE VOCÊ SABER: Você não terá custo algum com o acesso a esta rede. O Município não cobra qualquer valor pelo provimento deste acesso”.

Então fica a pergunta: Qual será a próxima cidade digital?

Nenhum comentário:

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...