segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Como foi LinuxCon 2011–Brasil

Meu objetivo como profissional de TI sempre foi levar aos meus clientes soluções que após análises técnicas seriam as que melhores se encaixariam no cenário dele.

Quando falo em soluções, não foco ideologias e sim na NE-CES-SI-DA-DE do cliente!

No mundo da TI temos produtos pagos, como os S.O da Microsoft e todo seu mix de produtos, Adobe e do lado open source o S.O Linux cujo seu pai é o Linus Torvalds.

Além do Linux temos uma infinidade de outros excelentes produtos todos open source que nem cabe listá-los aqui, pois poderia deixar de fora algum destes magníficos softwares open source.

Mas como todos meu leitores aqui já sabem, sou um apaixonado por interoperabilidade, ou seja, sou tipo do homem que gosta de amar várias mulheres (no mundo real, a minha esposa, minha filha e minha mãe) e na TI, os produtos Microsoft, Adobe, etc.. e claro o Linux e seus derivados.

Pois bem, na semana passada estive no LinuxCon 2011 que aconteceu no Expo Center Norte em São Paulo no dias 17 e 18.

O evento foi fantástico, teve a abertura com perguntas e respostas com Linus Torvalds, John "Maddog" Hall e Dick Hohndel (Intel Open Source).

Falando sobre a perguntas a Linus Torvalds, destaco seu posicionamento quando questionado ao secure boot do Windows 8 que não irá permitir executar Linux, ele se referiu a algo como modismo e passageiro.

É importante lembrar aqui que o UEFI é da Intel e assim ela vai exigir certificados (que estejam no seu BD) para que isso possa ser possível.

Outra palestra em destaque foi a de Sheng Liang (CTO da Citrix systems) que falou do futuro da nuvem aberta, ainda exemplificando alguns cenários de catástrofes e como foram resolvidas.

Por fim foi um excelente evento e recomendo a todos começarem a dar mais atenção a INTEROPERABILIDADE, pois as ferramentas estão aí, basta agora interoperar os profissionais de TI.

Nenhum comentário:

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...