quarta-feira, 24 de abril de 2013

Erro: O Windows não pode se conectar à impressora. A operação falhou com o erro 0x00000002

Hoje recebi um chamado de um cliente que relatva um erro no seu servidor de terminal, falo servidor de terminal pois possuia o Windows Server 2008, uma vez que a terminologia RDS - Remote Desktop Services foi introduzida no Windows Server 2008 R2.

Em um único servidor de terminal todas suas impressoras casualmente da HP pararam de funcionar. Aparentemente poderia ser problemas com o spool de impressão ou diretamente drivers.

É muito comum o pessoal colocar drivers errados, ou seja, de plataformas diferentes. Eu sempre fico realmente muito bravo com essa situação, pois vejamos, se você tem um automóvel Gol ano e modelo 2012 e precisa de uma peça específica para ele, você não vai aceitar colocar a tal peça que na verdade é para o Gol 2009 certo?

Na prática é algo muito parecido com o que acontece quando "alguém" instala um driver incorreto nesse servidor de depois disso ainda reclama que a impressora ou o sistema operacional é ruim.

O problema que ao tentar instalar um driver novo para impressora é:

Erro: O Windows não pode se conectar à impressora. A operação falhou com o erro 0x00000002

clip_image001

Várias etapas de resolução de problemas foram realizadas, como reiniciar o serviço de spooler, reiniciar o servidor e até mesmo remover todos os drivers de impressora, incluindo uma limpeza manual das configurações da impressora relacionadas registro.

Mas quando eu tentei instalar uma impressora usando o driver de impressora HP continuei cmo mesmo erro.

O que comecei a verificar é uma tentativa de criar vários diretórios em C: \ Windows \ System32 \ spool \ Prtprocs \
Ele tentou criar uma sub-pasta com o número 7, mas o diretório já existia e então ele tenta criar uma sub-pasta com o nome "8", mas que também já existe e assim ele vai indo até o número 499 que é o seu limite.

Para resolver, acessei o diretório C: \ Windows \ System32 \ spool \ Prtprocs \ x64 e deletei algumas pastas. Pronto, consegui adicionar novos drivers e colocar as impressoras para funcionar.

clip_image003

Sem dúvida, acredito se tratar de um problema apresentado em certas situações.

3 comentários:

Imperio dos Computadores disse...

No meu caso, a mensagem de erro é a mesma, mas esse estrutura de pasta não aparece.

apaguei os arquivos semelhantes ao do dispositivo, porem o erro continua

Vou usar a restauração de sistema, para ver se não foi nenhuma atualização

jonatas disse...

amigo estou com erro semelhante ao seu , tenho um servidor com windows 2008r2 e o terminal em outra cidade que esta com a impressora hp m1132 por onde saem as notas fiscais , tentei localizar pastas pelo caminho que vc indicou , mas pra minha surpresa nao tinha nenhuma pasta , apenas alguns drivers ... vc tem algum caminho pra me dar , eu to realmente encucado com esse problema .

Eduardo Soethe Cursino disse...

Otimo. deu certo.

obrigado pela postagem e investigação

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...