sábado, 9 de abril de 2016

Hyper-V do Windows 10 ou Windows Server 2016 TP4 não mostra Inserir disco dos Serviços de Integração

Recentemente eu recebi uma solicitação de um cliente onde ele relatou que no Hyper-V do Windows 10 ele não conseguia inserir o disco dos serviços de integração.

Host com Windows Server 2016 TP4.

clip_image002

Ao acessar a VM > Menu Action não aparece opção de inserir disco dos serviços de integração:

clip_image004

O que ocorre é que no Hyper-V do Windows 10 e também do novo Windows Server 2016 (que será lançado ainda esse ano) a Microsoft não disponibiliza mais o disco .ISO no próprio sistema operacional.

Agora os componentes de integração do Hyper-V são entregue diretamente a máquinas virtuais usando o Windows Update.

Você deverá realizar atualização disponíveis hoje como KB3004908 para máquinas virtuais em execução, ou seja, esse update deve ser realizado na máquina virtual.

· Windows Server 2012

· Windows Server 2008 R2

· Windows 8

· Windows 7

Esses componentes de integração (também chamados de serviços de integração) são o conjunto de drivers sintéticos que permitem uma máquina virtual se comunicar com o sistema operacional do host.

De outro lado quem estava acostumado com versões anteriores onde todas as novas versões do Hyper-V trazia os componentes de integração estão achando isso muito estranho.

Se você não quiser realizar o update pode ainda pegar o VMguest de uma máquina que tenha o Windows Server 2012 R2 dentro do diretório c:\Windows\system32\ vmguest.iso e posteriormente inserir a media vmguest.iso

Acesse Mídia > Unidade de DVD > Inserir disco > localize VMguest.ISO

clip_image005

clip_image007

Alguns questionamentos são diante de quem ainda tem máquinas virtuais executando o Windows Server 2003 ou mesmo Windows XP. Vejam que para essa versão do sistema operacional a Microsoft não oferece mais suporte.

Isso não se aplica a sistema operacionais Linux, os quais precisam do seus Serviços de Integração – LIS 4.1 realizados separadamente (dependendo da distribuição).

Nenhum comentário:

Microsoft e Open Source - Do Service for Unix até o WSL (Windows Subsystem for Linux)

Na semana passada tive o prazer de fazer uma apresentação no TDC - The Developers Conference falando sobre algo que particularmente acompanh...